top of page

MEDITAÇÃO, MAGIA E ESPAÇO SAGRADO

A Meditação é o pensamento dirigido. Este é um dos mais belos caminhos para o conhecimento pois acalmar a mente melhora a saúde, relaxa o stress, sendo também um grande passo para o desenvolvimento intuitivo.


Além de ajudar na concentração, na compreensão dos fatos e na assimilação de informações, meditar ativa a imaginação, equilibra a parte emocional, desvenda alguns segredos do inconsciente e também é uma das pontes de conecção com o Divino. Enquanto orar é falar com Deus, meditar é ouvir a resposta. Embora pareça uma atividade fácil, meditar requer prática e disciplina pois existem diversas formas de se proceder, muitas visualizações e muitas maneiras de se fazer pedidos nos mais variados estágios meditativos. Uma das maneiras mais simples de se começar é buscar em casa um local tranquilo, desligar por uma hora os computadores, telefones e celulares, acender uma vela e concentrar-se nessa chama de luz; liberar todos os outros pensamentos, sentimentos, ressentimentos e tudo aquilo que estiver nos incomodando e tentar fazer a conecção integral da mente com o fogo desta chama.


Primeiro de olhos abertos, mantendo uma distância segura entre o lume do fogo e os olhos e depois de olhos fechados, visualizando a chama resplandescente em nossos corações expandindo-se pela casa, pela rua, pela cidade, pelo país, pelo planeta e pelo universo. A respiração deve ser regular, tranquila e profunda; e a idéia deste exercício é fundir-se física-emocional-mental e espiritualmente a este calor e aos poucos se sentir parte dele. A atividade meditativa está intimamente ligada ao conceito de Espaço Sagrado. O Espaço Sagrado é o local onde iremos meditar e também com que sentimento e em que direção iremos fazer esta prática, portanto existem dois tipos de Espaço Sagrado: o exterior e o interior.


A construção desses espaços podem ser feitas de dentro para fora; guiados pela intuição iremos escolher o nosso cantinho onde colocaremos, de acordo com a intuição, um dia uma vela, no outro dia flores, ou insenso ou uma música relaxante. Ou então de fora para dentro escolhendo racionalmente o cantinho da casa que irá favorecer nossa entrega a este trabalho. No caso do trabalho de fora para dentro podemos usar uma bússola para que possamos sentar voltados para o norte pois o norte é direção, acender insenso de mirra que ajuda no relaxamento e também desenharmos um círculo imaginário de proteção em volta de nós. O círculo é por excelência um dos símbolos da unidade e da proteção. Ele pode ser desenhado em volta de nós com a ponta do dedo indicador enquanto pedimos ajuda e proteção aos anjos e aos mestres espirituais durante a nossa meditação.


O círculo também pode ser feito com um cristal ou quartzo rosa lembrando que ao final do processo devemos abrir o círculo do mesmo modo que o fechamos e agradecer este contato com o céu. Agradecer todos os dias pela nossa vida e por todas as bênçãos, por menores que sejam, também é uma pequena forma de meditar. As pessoas mais racionais podem usar o método de fora para dentro para construírem o seu Espaço Sagrado e as pessoas mais emotivas o metodo de dentro para fora. Ambos funcionam se colocarmos intensões energéticas claras no processo. Uma vez que compreendemos o conceito de Meditação e Espaço Sagrado podemos usar guias de meditação dirigida ou usarmos nossa própria metodologia.


No caso da metodologia própria devemos determinar antes onde queremos chegar e com que intuito estamos fazendo aquela meditação. Faço aqui um paralelo com a dramaturgia. Quando escrevemos uma peça de teatro primeiro temos que determinar a idéia central, que mensagem queremos passar ao nosso público. Em seguida determinamos a ação central, que movimento cênico com começo, meio e fim irá passar ao público a nossa idéia central. Meditar funciona de maneira muito parecida, pois antes de escolhermos o caminho, temos que definir onde queremos chegar.


A meditação pode ser usada com diversas finalidades distintas. Desde o relaxamento apenas como também, através do contato com realidades simbólicas, atrairmos para nós a energia que naquele momento estamos necessitando. Por exemplo, sabemos que o Beija-Flor é o símbolo da realização dos sonhos quase impossíveis e da alegria. Se temos um desejo quase impossível de ser realizado, podemos evocar a energia do Beija-Flor em nossa meditação. Podemos imaginar, após a visualização da chama de luz, a expansão da nossa consciência até um bosque onde estaremos passeando e um Beija-Flor se aproxima de nós trazendo realizado este nosso desejo. Como vimos, vários são os caminhos. Na sequência, deixo o exemplo de um exercício de meditação dirigida usando a realidade simbólica com intuito apenas de relaxamento. Este serve como guia, mas pode ser adaptado a outras imagens de acordo com a necessidade e com a intensão de nosso trabalho meditativo.




Morning Sun” de Edward Hopper.


EXERCÍCIO DE MEDITAÇÃO DIRIGIDA PARA RELAXAMENTO:


1. Colocar-se em posição de meditação sentando com as pernas cruzadas e postura ereta. Respirando profundamente fazer devagar e mentalmente a contagem de dez a um.


2. Imaginar um círculo de luz branca ao redor do corpo e uma luz azul descendo dos céus.


3. Dirigir a atenção para a cabeça. Inspirar profundamente e visualizar a luz azul descendo pela cabeça e relaxando os músculos da face, em seguida a mandíbula e o pescoço. A luz azul deixa os olhos pesados.


4. Inspirar profundamente e imaginar a luz azul descendo ainda mais e alcançando os ombros. A luz desce pelos braços, mãos e dedos promovendo um bem estar profundo e relaxando o corpo ainda mais.


5. De novo, numa inspiração profunda imaginar a luz azul descer pela coluna alcançando o peito, os pulmões, o abdómen e os músculos da pélvis. Mais e mais entregar-se a luz azul e ao completo relaxamento que ela proporciona.


6. Novamente numa profunda inspiração imaginar a luz azul descer pelas pernas, coxas, joelhos, canelas, calcanhares, pés e dedos. Neste momento o corpo inteiro está submerso na luz azul.


7. Neste momento, em profundo estado de relaxamento expandir a consciência [1]até uma linda floresta.


8. O sol está brilhando muito, anjos voam ao redor das árvores e gerânios brilham ao sol.


9. Aprofundar a visualização e tentar sentir o calor do sol e o perfume dos gerânios.


10. Em seguida encontra-se na floresta um bambuzal que também brilha ao sol.


11. Aproximar-se do bambuzal e tocá-lo gentilmente tentando absorver a sua energia.


12. Atrás do bambuzal, repousa um urso do qual também se deve aproximar gentilmente e o acariciar absorvendo sua energia.


13. Passear mais um pouco por esta floresta mágica e por último visualizar a aproximação dos anjos, pois eles são o caminho de volta.


14. Sentindo-se embalados pelos anjos encontra-se de novo a luz azul e o corpo físico.

15. Numa inspiração profunda movimentar os dedos, as mãos e o pescoço.


16. Ainda de olhos fechados fazer a contagem inversa de um a dez e ir devagar movendo o resto do corpo.


17. Ao final da contagem, ainda de olhos fechados, visualizar o círculo de luz branca que devagar vai se abrindo.


18. Enquanto o círculo de luz branca se abre, agradecer a Deus pela a vida e pela sensação de relaxamento adquirida.


19. Manter-se em silêncio por alguns instantes e terminar de absorver todas as energias da realidade simbólica.


20. Devagar abrir os olhos.



“A maior mágica vem de dentro.”

Colette Baron-Reid in “THE MAP”



Magia é abraçar os sonhos e alcançar o Eterno. Magia é Deus, é arte, é o véu e a vida. Magia também é intuição, porque representa tudo aquilo que se sabe mas que não se prova e nem se vê. É também o amor, porque nela está tudo aquilo que se sente e não se explica. A Magia também é a nossa capacidade de absorver os bons fluídos da natureza e poder acordar sorrindo todos os dias. Magia é arco-íris, é a alquimia de transportar todas as energias para o seu polo positivo. Todos nós vivemos dentro desse encantamento porque o universo também é magia.


No Universo da Magia inclui-se tudo que estamos tratando neste livro, desde a Alquimia Mental até os mais profundos Estágios Meditativos. Como estamos encarnados no corpo físico, os atifícios deste mundo como as velas, as ervas, os incensos, a simbologia e outros podem ajudar na concentração e na entrega ao trabalho. Os artifícios ajudam, mas não são necessários porque o maior trabalho está dentro de nós. Pois é essa consciência de si mesmo e o equilíbrio energético de nossos corpos físico, emocional, mental e espiritual que abre o caminho de nosso mundo para o mundo das fadas. E neste belo mundo das fadas é que estão o sexto sentido, a clarividência, a compreensão dos mistérios, a paz e a ligação com o Eterno. E lá, todos os milagres podem acontecer.


______________________


Magia Negra é o polo negativo da Magia, pois não devemos esquecer que tudo neste mundo é movido pela lei da polaridade e da dualidade. Esta magia está basicamente ligada às más ações, aos maus pensamentos e às energias do polo negativo. Desejar o mal, a alguém ou a si mesmo, já pode ser encarado como magia negra.




[1] A expansão da consciência é o momento que devemos direcionar a nossa meditação de acordo com a necessidade e desejo. Para iniciar e finalizar a meditação podemos usar sempre o mesmo método.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page