top of page

O OLHAR DA SIBILA: O PONTO DE INTERSECÇÃO ENTRE O ESCRITOR E O VIDENTE

“Vinde agora, que a glória seguirá a linha de Dardan,

que os filhos de estoque italiano esperam por ti,

almas ilustres e herdeiros de nosso nome –

isto vou expor e ensinar-te o teu destino.” Virgílio, A Eneida

“O escritor é aquele que nos estende a mão, a palavra. Venha!”

Lygia Fagundes Telles numa palestra na FNAC em São Paulo

A Itália é o berço dos baralhos conhecidos como Sibilas. Além de ter produzido alguns Tarôs famosos como o Visconti Sforza, o Sola Busca, o Soprafino, o Della Rocca e o Minchiate, ainda consta que uma vez o famoso ocultista Etteilla confessou ter aprendido a ver o futuro com uma maga italiana em um maço de cartas de baralho comum. Desde Roma Antiga, a Itália carrega a tradição de possuir famosas sacerdotisas conhecidas como Sibilas.




Gruta da Sibila, Nápoles Itália


As Sibilas atualmente usadas para cartomancia, apesar de sua tradição ligada às sacerdotisas italianas, foram de alguma maneira inspiradas na cartomancia francesa e no baralho Lenormand uma vez que a França é extremamente famosa neste quesito relacionado a cartas de salão. A mais famosa Sibila Italiana é conhecida como Vera Sibila.


Vera Sibila Italiana



Devido à fama das Sibilas, alguns oráculos não somente italianos também ganharam o seu nome. Existe referência histórica a várias Sibilas, porém a mais famosa, que foi pintada por Michelangelo, citada por Olvídio em Metamorfosis e citada por Virgílio em A Eneida é a Sibila de Cumaean.


Na Eneida, ela desce aos infernos junto com Eneas mostrando-lhe o caminho e ajudando-o a reencontrar seu pai.


"E, vendo Enéias aproximar-se dele por cima da ripa, estendeu as mãos com ansiedade, enquanto as lágrimas escorriam dos seus olhos e um grito ecoou dos seus lábios:" Chegaste finalmente e cumpres o dever ao teu pai que te esperava vencer o caminho árduo ... É-me dado ver a tua face, meu filho, e ouvir e pronunciar tons familiares? Mesmo assim eu meditei e pensei que a hora viria, contando os dias, nem o meu anseio falhou-me. Sobre que terras, que mares largos você viajou a minha boa vinda! Que perigos o cercaram, meu filho! Como eu temia o reino da Líbia poderia te fazer mal! "Mas ele respondeu:" Sua sombra, pai, sua sombra triste, encontrando-me repetidamente, me levou a buscar esses portais. Meus navios andam pelo mar da Toscana. Conceda-me que abrace a sua mão, conceda-me, pai, e não me retire do meu abraço! "Então ele falou, com rosto inundado de lágrimas: “Três vezes me esforcei para jogar os braços ao seu pescoço; Três vezes a forma, vilmente apertada, fugiu-me como ventos leves, como um sonho alado.” A Eneida, Virgílio



Já na obra O INFERNO de Dante, é Virgílio quem acompanha Dante ao inferno em busca de Beatriz. Virgílio - o escritor que já havia dado voz e iluminação à Sibila de Cumaen - que através de sua “personagem literária” em sua obra A ENEIDA já havia dado seus passos xamânicos entre os mundos, agora estava apto a guiar Dante em sua jornada. E eis o ponto de intersecção entre o escritor e o vidente!



[Virgílio]: "Agora eu gostaria que você soubesse: a outra vez que eu desci para o Inferior do Inferno, essa massa de pedregulhos ainda não tinha caído, mas se eu raciocinar corretamente. Era apenas antes da vinda daquele que tomou de Dis o esplêndido despojo do círculo mais alto que, de todos os lados, o vale íngreme e sujo tremeu tanto, pensei que o universo sentia amor (pelo qual, como alguns acreditam, o mundo foi muitas vezes convertido em caos), e naquele momento, aqui Assim como em outros lugares, essas antigas pedras derrubadas, desta forma." O Inferno, Dante Aliguieri


Deste modo, como guias xamânicos, o vidente e o escritor se encontram na mesma missão trazendo a consciência e guiando o caminho na escuridão em direção à luz.


Trazer à consciência, guiar em direção à luz, mostrar o caminho e despertar as pessoas para algo maior é a missão tanto do escritor quanto do vidente. E Dante, ao invés da Sibila, traz Virgílio para ser seu guia. Desta maneira faz a ponte entre os dois. E esta escolha de Dante, de por Virgílio como seu guia, é o seu grande tributo ao escritor e sua missão tranformadora no mundo.


Sibila Délfica e Sibila de Cumaen

pintadas por Michelangelo no teto da Capela Sistina.



As Sibilas tem um padrão de cor, em geral: branca, azul, vermelha e possuem a carta do cupido como padrão. O número de cartas varia de uma para outra embora grande parte delas possua 52 cartas.



Sibilas Semelhantes:


• Vera Sibila Italiana - original. 52 cartas; • Sibila della Zingara - recriação da Vera Sibila, 52 cartas.


Outras Sibilas:


• Sibila Indovina - cópia italiana da antiga sibila dos salões franceses. Totalmente diferente da Vera e da Zingara. 52 cartas. • Sibila del Cuore - Oráculo renascentista recriado e publicado recentemente por Giordano Berti. Aconselhável para temas do coração. 40 cartas. • Antica Sibila - Um oráculo mais negativo, as cartas são mais pesadas e este oráculo é indicado para ver problemas. É mais limitada que as outras porque só possui 32 cartas. • Sibila Húngara - Similar ao baralho Lenormand. 36 cartas. • Sibila Russa - Diferente de todas as outras sibilas. 72 cartas


Sibila Brasileira:


• Sibila da Antevisão criada pelo artista brasileiro Ricardo Pereira.


Sibila da Antevisão (Brasileira)




Vera Sibila (Italiana)



A Sibila Brasileira da Antevisão obedece o formato das Sibilas tradicionais (quatro naipes com três figuras de corte cada um). Seu desenho é primoroso, alegre, as cartas são macias, fáceis de embaralhar e manusear.


Enquanto algumas de suas figuras diferenciam bastante das figuras tradicionais das Sibilas, algumas se aproximam imensamente mas com um símbolo diferente. O Ás de Paus da Vera Sibila que é a Carta das Núpcias (Imeneo) por exemplo; na Sibila da Antevisão o Ás de Paus representa a carta da Semente que simboliza o início, a germinação de algo e este símbolo de certa forma liga a carta à carta das Núpcias da Vera Sibila que também pode significar a germinação, ou início de algo representado pelo amor.


Já algumas cartas trazem símbolos bem diferentes e modernos como as cartas: Drogas (4 de Espadas), Ouro sob o Colchão (4 de Ouros), Caminhão de Mudança (5 de Ouros), Vitrola (8 de Copas) entre outras.


O livro que acompanha a Sibila da Antevisão nos apresenta a história das Sibilas além de tiragens interessantíssimas como a Tiragem dos 3 Segredos na qual 3 cartas em ascenção representam Ore, Espere e Confie.


Símbolos podem representar uma gama imensa de situações. E cada uma das Sibilas existentes no mercado elucidam de maneira distinta e muito clara cada uma das possibilidades de nossa vida quotidiana. Aos oraculistas as Sibilas são uma ferramenta de grande valia tanto por sua história e tradição quanto por seu leque imenso de possibilidades.


  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page