O Caminho Astrológico-Evolutivo do Symbolon

O Symbolon é um Oráculo de 78 cartas que sempre me chamou a atenção. Por ter 78 Cartas algumas pessoas pensam que se trata de um Tarot. Passa que o Symbolon não é um Tarot porque não obedece a Estrutura de um Tarot. O Symbolon não tem os 22 Arcanos Maiores e os 56 Arcanos Menores e também não tem as Cartas de Corte. Como não obedece a estrutura de um Tarot, trata-se de um Oráculo.
E apenas por seus desenhos, chamado pelos autores de “Jogo de Memória”, apresentando e elucidando mitos, o Symbolon já é um baralho que nos diz muita coisa.
Entretanto isto não é o bastante.
O Symbolon possui nomenclaturas astrológicas dentro de uma estrutura riquíssima que venho apresentar para vocês neste pequeno ensaio.
A parte Astrológica deste baralho está disposta em 2 ou 4 elementos por carta.
Doze Cartas possuem 2 elementos. Os 12 Signos e seus Regentes Modernos. Aquário sendo regido por Urano, Peixes por Netuno e Escorpião por Plutão.
As outras 66 Cartas possuem 2 signos e 2 regentes. E são estas 66 cartas que formam uma estrutura de desenvolvimento espiritual interessantíssimo através da astrologia.
Este desenvolvimento acontece em forma de pirâmide tendo a saída de uma carta por degrau.
A base da pirâmide tem 12 cartas. As 12 cartas que possuem 1 planeta e 1 signo e que representam o zodíaco.
No segundo degrau da pirâmide iniciamos a jornada do “nascimento”. E a primeira carta a se “afastar” é a carta de Câncer, representando a Mãe e a Lua. E que representa o afastamento da mãe no momento do nascimento.
No terceiro degrau há o afastamento do Pai. Leão / Sol.
E a partir do quarto degrau voltamos ao início do zodíaco para ocorrer o primeiro afastamento em Áries e assim sucessivamente. Em vermelho vemos o signo que irá se afastar no degrau acima.

PIRÂMIDE DO SYMBOLON
É interessante observar que as cartas “saem” pelo centro. Câncer / Lua (Mãe) e Leão / Sol (Pai). Vale lembrar que Câncer é considerado portal de entrada da encarnação, enquanto Capricórnio é a saída. E que o objetivo da vida é a evolução – esta pirâmide, a subida da Kundalini através da coluna vertebral e dos chakras. E esta “retirada” de um signo a cada degrau da pirâmide está ligado a este processo evolutivo que é muito claro astrologicamente no Symbolon.
A Primeira Coluna, a base da nossa pirâmide, são os 12 Signos e seus regentes modernos. O “Espaço Celeste” no qual o Ser Humano iniciará sua jornada.
1. Warrior / Aries / Mars
2. Lover / Taurus / Venus
3. Mediator / Gemini / Mercury
4. Mother / Cancer / Moon
5. Ego / Leo / Sun
6. Servant / Virgo / Mercury
7. Partner / Libra / Venus
8. Seducer / Scorpio / Pluto
9. Preacher / Sagittarius / Jupiter
10. Master / Capricorn / Saturn
11. Jester / Aquarius / Uranus
12. Angel / Pisces / Netuno
Na Segunda Coluna da Pirâmide, começa a “saída’’ das cartas:
Câncer - A Mãe.
Leão - O Pai.
Áries – Primeiras sensações com o mundo.
Touro – Noção da matéria.
Gêmeos – Noção do outro.
Cancer / Moon - 11 cartas
Leo / Sun - 10 cartas
Aries / Mars - 9 cartas
Taurus / Venus - 8 cartas
Gemini / Mercury - 7 cartas
Aqui temos um salto qualitativo de Gêmeos para Virgem (Pula-se o “Portal de Entrada na Vida” de Câncer e Leão uma vez que este baralho toma o Sol e a Lua como centro e o início do processo são os signos representantes da Mãe e do Pai.)
Virgem – Noção de Aparar as Arestas.
Libra – Noção do Amor ao outro.
Escorpião – A primeira morte, o desapego.
Sagitário – A “Visão” acima da matéria, a busca espiritual.
Capricórnio – O encontro da luz espiritual no alto da montanha.
Aquário - Levar esta luz à humanidade.
Virgo / Mercury - 6 cartas
Libra / Venus - 5 cartas
Scorpio / Pluto - 4 cartas
Sagittarius / Jupiter - 3 cartas
Capricorn / Saturn - 2 cartas
Aquarius / Uranus - 1 carta
Em Aquário todas as fases foram superadas e assim como não é a toa que temos a carta “Quantum Leap” em Sagitário/ Aquário, teremos em Aquário / Peixes a conquista do “Santo Graal”. Conhecer a si mesmo para conhecer o universo e os Deuses. Viajar ao Centro da Terra e endireitar o caminho para alcançar a Pedra Filosofal.
Assim podemos observar o quão profunda é a representação astrológica deste baralho.

Numa leitura extremamente complexa, pode ser usada a Pirâmide com todas as cartas e analisar o domicílio e a carta que sair naquele domicílio, que carta apareceu nos ”Portais de Saída” e porque.
EXEMPLO: Se tenho a carta BLACK MASS no sexto degrau de baixo para cima na posição do STRATEGIST, estou tratando do Portal de Saída de Gêmeos. Então o que teria a BLACK MASS a me dizer sobre uma “Evolução na Noção do Outro”?
Para uma leitura mais simples pode-se construir esta Pirâmide com menos degraus e até usar a Numerologia para orientar o assunto a ser tratado e determinar quantos degraus colocar na Pirâmide para cada caso específico.

RODA ASTROLÓGICA DO SYMBOLON
Numa leitura simples, os signos podem significar avanços (quando Touro aparecer na casa de Leão), situações estacionadas (quando Touro cair em sua própria casa), e atrasos (quando Touro cair em Áries); e assim sucessivamente em relação aos outros signos. E para quem entende de Astrologia, podem ser feitas análises extremamente profundas levando em conta o Mapa Natal e usando as cartas na Roda Zodiacal como uma Progressão Astrológica ou um Trânsito para o momento.
Espero que este pequeno ensaio ajude aos estudiosos deste baralho a poder compreendê-lo um pouquinho mais para que possam tirar dele tudo que ele tem a oferecer!